As ruinas da cidade de Ayutthaya são talvez o passeio popular para quem visita Bangkok e quer fazer um dia fora da cidade. Ficando apenas a 80km de Bangkok é muito fácil e barato chegar até Ayutthaya, no entanto, mesmo assim muitos turistas optão por ir de táxi ou numa mini-van. Neste post vamos dar todas as indicações de como lá chegar de comboio que é a maneira mais barata e também a mais divertida.

Fundada em 1350, Ayutthaya era a capital do Reino do Sião e foi durante o Século XVII um importante porto comercial devido à sua localização numa península na confluência de 3 rios. Em 1767 a cidade foi destruída pelo exército Birmanês e hoje tudo o que podemos encontrar são as ruínas desta cidade antiga que se tornou património mundial da Unesco.

Existem tantos templos para visitar que quem aqui vai corre o risco de sofrer de uma overdose de budas, mesmo assim, se ainda tiverem energias, existe também um pequeno bonús para nós Portugueses que é o Portuguese Settlement situado a sul de Ayutthaya na zona que é agora Samphao Lom. No Portuguese Settlement podem visitar o que sobrou de 3 igrejas católicas (São Pedro, São Paulo e a Igreja Franciscana) pois também esta zona foi destruída em 1767.

Para visitar Ayutthaya aconselhamos a que acordem cedo. Quanto mais cedo acordarem mais cedo chegam menos calor apanham. Se há sítio onde podíamos mandar um ovo cru ao ar e ele cair no chão já estrelado esse sítio é Ayutthaya. O calor aqui é feroz, Bangkok também é, mas aqui parece que brinca com os nossos sentidos.

O primeiro comboio parte de Bangkok Railway Station às 4h20 da manhã e o último comboio a sair de Ayutthaya sai às 21h42, por isso se quiserem podem passar o dia todo por lá sem se preocuparem pois as opções de horários ao longo do dia são muito variadas. No entanto, e há sempre um MAS, o mais provável é os comboios nunca saírem na hora estipulada por isso se pensarem em apanhar o último tenham cuidado.

A duração da viagem varia entre 1h30 e 2h00 dependendo do tipo de comboio que apanharem, sendo que o mais rápido é o Special Express. Mas falando (escrevendo) muito sinceramente, a entrada em Bangkok é sempre caótica por causa dos sinais por isso vai sempre bater nas duas horas. Mas não se assustem. Andar de comboio na Tailândia é uma experiência muito interessante e certamente o tempo que lá estiverem será também uma oportunidade para conhecer mais da cultura, quanto mais não seja, por experimentar todas as iguarias que vendem dentro do comboio. A cada estação que paramos entram mulheres e homens carregados de coisas boas para comer. É uma aventura culinária que faz parte do passeio.

Segundo o site oficial, os preços dos bilhetes variam, não pelo tipo de comboio que apanhem, mas sim pela classe. Quer seja no Ordinary, Rapid, Express, ou no Super Express os preços listados são sempre:

  • Primeira Classe: 66THB
  • Segunda Classe: 35THB
  • Terceira Classe: 15THB

 

Mas a verdade é que nós pagámos 20THB por trajecto, num comboio Ordinary e em terceira classe. Porquê? Não sabemos. Mas a diferença é mínima e o que pode acontecer é que o site oficial esteja desactualizado. De qualquer maneira fica aqui o site: www.railway.co.th

Ao chegarem a Ayutthaya a estação de comboios fica do outro lado do rio da cidade antiga, ou seja, é preciso atravessar numa balsa que custa a módica quantia de 5THB. Aqui a nossa dica é se pretenderem alugar bicicleta para conhecer a cidade, façam-no depois de saírem na outra margem. Vimos várias pessoas a alugar antes e a ter dificuldades em entrar e sair da balsa com as bicicletas. O preço vai ser sempre o mesmo quer aluguem antes ou depois – 50THB / Bicicleta.

Estamos a falar na bicicleta, que é o meio mais económico (tirando andar a pé claro) no entanto podem sempre negociar um tuk-tuk para o dia todo que vos leva a todos os templos que quiserem. Mas é preciso saber negociar, conhecemos pessoas que foram bem enganadas.

Nós optámos pela bicicleta, atenção que elas não são novas, mas a zona é toda plana e por isso a bicicleta pode ser uma excelente opção para quem puder andar.

Como já dissemos, existem muitos templos para visitar em Ayutthaya o que pode ser muito cansativo, mesmo para quem tenha um dia inteiro. A nossa sugestão é que escolham 3 ou 4 templos e os vejam sempre pressa dando tempo para pausas para descansar e refrescar.

E agora que já sabem como fazer para chegar e andar por Ayutthaya da maneira mais barata não deixem de incluir este passeio de um dia na vossa visita a Bangkok. Garantimos que vale a pena.

VEJAM AQUI COMO PODE SER DIVERTIDA UMA VIAGEM DE COMBOIO NA TAILÂNDIA: